retrospectiva1.png

VALE A PENA VER DE NOVO – ALIMENTUS 2018

Olá #guardiõesdealimentos!

O ano de 2018 foi realmente de muitas novidades, conquistas e muito trabalho. Quem disse que em 1 ano tudo pode mudar, está completamente correto.

Se me perguntarem se tive medo com as decisões que tomei para o crescimento da Alimentus e da Tacta, respondo que não! E trago aqui uma frase de Floriano Alves Borda do livro Mosteiro, entre uma conversa de Rosário (freira) e a Madre Superior, sobre a decisão de deixar de ser freira ou não, ela diz:

“_Não tem medo de cometer um erro?

_O maior erro que você pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum erro, e não tomar decisão alguma. [grifo meu]”

Foi um ano cheio de decisões e além de ganhar mais quilos do que eu perdi ??, vamos para um breve #ValeaPenaVerDeNovoAlimentus2018

.

JANEIRO

Já começo o ano com meus ditados populares! Dessa vez, não é da minha vó (hehehehe) mas um que todo mundo conhece: Com quantos paus se faz uma canoa?

Neste primeiro post do ano de 2018 da Tacta, faço uma breve reflexão sobre ensinar e transferir conhecimento, em apenas 3 dicas.

E fazendo jus à frase, por que não fazer essa canoa logo? Foi o que fizemos com todo o time de produção e qualidade da Bem Brasil!

Foram quase 500 colaboradores que passaram por um treinamento de Boas Práticas de Fabricação – Eu também sou uma boa prática? Treinamento in company com objetivo de promover uma reflexão interna da importância das BPF dentro da indústria de alimentos. Foi muito bom estar com aquela mega galera!

E, na Alimentus, tivemos a publicação de 6 consultas Públicas e 11 legislações diversas, chamando atenção para a Lei Nº 17.486 de 16 de janeiro de 2018 que dispõe sobre a produção e comercialização de queijos artesanais de leite cru em Santa Catarina.

Bastante movimento no mês, hein!

.

FEVEREIRO

No mês do meu aniversário ???, aconteceu a primeira edição do Horizonte 18 Food, evento que contou com 27 participantes, 5 palestrantes e 8 empresas na Mesa da Inovação.

Um evento que mostrou como a Tacta pensa, falando sobre tendências para qualidade, regulatórios e inovação: tudo junto e misturado.

Também tivemos textos maravilhosos dos nossos professores publicados, como O Desafio de Food Safety Vai Além da Implantação por Nathalie Leite e Menor, média ou melhor qualidade? por esta pessoa que vos fala, EU! ??

No Youtube, tive um bate papo com vocês sobre Food Law: Técnicas de interpretação, onde trato de conceitos de interpretação para normas jurídicas e revelo 5 dicas minhas para interpretar uma legislação.

E na Alimentus, tivemos a publicação de 14 normas relacionadas a alimentos.

.

MARÇO

Esse mês foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Pois recebi um mega presente de vocês: atingimos mais de 100.000 acessos no site da Alimentus! (quase infarto do coração).

Passado o meu pequeno-quase-infarto de alegria, tivemos o início da Formação em Gestão da Qualidade em Lajeado-RS e Fortaleza-CE, com os #guardiõesdealimentos e também a Formação em Gestão de P&D em Campinas, com os #visionáriosdealimentos. Mais uma vez a Tacta juntando gente bacana com vontade de aprender, com gente esperta com a vontade de ensinar!

Formação em Gestão Qualidade – Fortaleza/CE

No blog da Tacta, tivemos um maravilhoso texto do nosso professor Mauro Filho – Decifra-me ou devoro-te – E quando a esfinge bate na nossa porta? – falando sobre interpretação de legislações.

E na Alimentus teve início uma série de posts do nosso colunista Júlio Cézar sobre Engenharia e Tecnologia de Alimentos: CREA ou CRQ? (PARTE 1, PARTE 2 E FINAL). Uma reflexão e análise profunda da legislação sobre em qual conselho de classe os profissionais de alimentos deve manter seu registro.

Além dessa maravilhosa abordagem, eu estreio a série #NetflixAlimentus DESVENDANDO O RIISPOA.

 

.

Neste mês foram de cara, logo, 3 capítulos:

Desvendando o RIISPOA (Parte 1): História

Desvendando o RIISPOA (Parte 2): Disposição preliminares e do âmbito de atuação

Desvendando o RIISPOA (Parte 3): Classificação Geral

E, finalizando o mês de março (ufa ??), tivemos mais um texto da nossa colunista Michele Carvalho, Desmistificando os riscos dos queijos de leite cru.

Além de 6 normas para alimentos publicadas.

.

ABRIL

Neste mês, mais emoções para meu pequenino coração!

Iniciamos o projeto mais minha cara na Tacta, a Formação em Assuntos Regulatórios, que teve sua primeira turma em São Paulo ?

E pasmem: até hoje é o curso mais acessado em todo o site da Tacta!

Também tivemos a publicação de mais um capítulo da série #NetflixAlimentus DESVENDANDO O RIISPOA – PARTE 4, e 17 novas legislações publicadas!

.

MAIO

Terminando Abril com texto sobre o RIISPOA, começamos Maio com mais um capítulo da série #NetflixAlimentus DESVENDENDO O RIISPOA (PARTE 5), falando sobre os requisitos para registro e relacionamento de estabelecimentos de produtos de origem animal no MAPA.

Neste mesmo mês, estive presente no VII Encontro De Profissionais Da Garantia Da Qualidade e Fórum De Certificações Em Alimentos.

Também estive junto com o maravilhoso time da Resibras, com um treinamento super mão na massa de atualização dos requisitos da FSSC 4.1.

Treinamento in company Resibras

Foi muito especial encontrar um time tão bem integrado e colaborativo, vocês estão de parabéns!

E depois de duas semanas fora de casa viajando com os cursos da Tacta, ainda consegui ler e publicar todas as 11 legislações publicada no mês lá na Alimentus.

.

JUNHO

Esse mês começou bem movimentado com a aprovação da tão polêmica Lei Nº 13.680, de 14 de junho de 2018, que alterou a Lei Nº 1.283/1950 para dispor sobre o processo de fiscalização de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.

A referida lei aparentemente retiraria do MAPA a inspeção dos produtos de origem animal, e escrevi um texto sobre Produto de Origem Animal Artesanal e sua Legalidade.

Também tivemos a PARTE 6, DESVENDANDO O RIISPOA – Condições das instalações e equipamentos da série #NetflixAlimentus e a publicação de 19 novas legislações para alimentos.

.

JULHO

Ainda com a tão polêmica sobre a Lei dos artesanais publicada no mês anterior, o nosso colunista Alysson Christian faz uma abordagem em dois capítulos sobre o Selo Arte:

Selo Arte: O Divisor de águas (Parte 1)

Selo Arte: O Divisor de águas (Parte Final)

Não obstante tal novidade, temos a ANVISA publicando as Novas Regras para Suplementos Alimentares. No total são 6 normas que tratam do assunto!

Mas não foram apenas esses grandes impactos: Também tivemos a publicação na Instrução Normativa nº 23/2018, que instituiu os procedimentos para o trânsito de matérias-primas e produtos de origem animal e os modelos de carimbos utilizados na certificação sanitária.

Para vocês terem ideia de quão polêmica é, a IN nº 23/2018, que só esse ano já passou por 3 alterações, é a legislação de 2018 mais acessada na Alimentus ???.

Este foi o mês, até o momento, mais movimentado para a indústria de alimentos, tendo 22 legislações publicadas!

.

AGOSTO

Agosto de Deus que fala é? Pois foi um baita “bom A-gosto” hehehe

Nesse mês eu passei simplesmente 22 dias viajando ??. Além dos cursos exclusivos da Tacta em nossas diversas bases, ainda participei do XVII Workshop de Alimentos em Lajeado/RS realizada Grupo Técnico em Alimentos da Acil (GTA), juntamente com minha sócia Cristina Leonhardt.

Em seguida, estive realizado Treinamento in company, dessa vez com a galera do Supernosso, para falar sobre Registro de alimentos no MAPA, e aproveitar para comer aquele verdadeiro pão-de-queijo Mineiro ?!

Treinamento in company – Supernosso

Na sequência de viagens, aconteceu a FISA, onde a Tacta inaugurou o Laboratório de Inovação conduzido pela Sra. Inovadeira e aproveitamos para reunir vários #visionáriosdealimentos!

Pensou que parou por aqui? Teve mais 21 novas legislações publicadas na Alimentus!

.

SETEMBRO

Comecei o mês contando meus segredos para vocês na Tacta: 5 DICAS PARA TRAZER DIVERSÃO AOS SEUS TREINAMENTOS. Esse é o segundo texto mais lido de todo o site ??? onde trago verdades para um treinamento divertido e dinâmico!

Nesse mesmo mês toda a Tacta se reuniu em Lajeado para o nosso planejamento estratégico para 2019, que já tem projetos em ação com inscrições abertas: Horizonte 19 Food em São Paulo/SP e Horizonte 19 Food em Curitiba/PR.

Isso mesmo. Passamos de 1 encontro de 1 dia em 2018, para 2 encontros de 2 dias cada em 2019 ???

E fechando setembro bem mais calmo, tivemos apenas 12 novas legislações!

.

OUTUBRO

Comecei o mês na cidade de Sobral/CE, palestrando para os alunos de graduação e pós graduação em Tecnologia de Alimentos do IFCE sobre a Importância dos profissionais nos processos regulatórios. Foi magnifico olhar nos olhos de futuros grandes profissionais!

IFCE – Sobral/CE

Depois tivemos mais novidades: a ANVISA publicou a versão 2º do Guia sobre o Programa de Alergênicos. No texto publicado na Alimentus eu conto as principais mudanças!

E para finalizar o mês, estive presente no I Workshop de Inovação & Tecnologia em Food Safety, realizando por minha amiga Carolina Minardi, onde tive a honra de palestrar sobre os Impactos e Tendências Regulatórias para Alimentos para um grupo de ótimos profissionais.

E durante a palestra, enquanto eu profetizava discutia a Agenda Regulatória da ANVISA, sobre o Guia para Determinação de Prazo de Validade de Alimentos, o mesmo acabara de ser publicado!

O guia proporcionou à Alimentus o maior pico de acessos durante o ano de 2018, além de 10 novas legislações ?

.

NOVEMBRO

Estamos quase no final de ano! Arrumando a casa para o Natal e com atividades quase encerrando né verdade? Mentirinha….

Logo no início do mês, fui convidado para compor o Júri Técnico da IV edição do Premio Queijo Brasil. A maior Premiação de Queijos Artesanais Brasileiros.

Jurados – IV Prêmio Queijo Brasil

O grande ganhador da categoria Super Ouro ficou com o Queijo Do Marajó – Fazenda São Victor dos produtores Marcus e Cecilia Pinheiro. Conheça a lista com os Resultados!

Na Alimentus, além das 17 legislações publicadas, volto a conversar com vocês sobre a Importância da sua participação nos processos regulatórios.

.

DEZEMBRO

Chego ao fim da agenda louca de viagens de 2018, com o último curso do ano em São Paulo/SP de Food Law: Requisitos Internacionais com a professora Patricía Guerrieri.

Também mais um capítulo da série #NetflixAlimentus Desvendando o RIISPOA – Título IV Capítulo II Das Condições de Higiene (Parte 7) e até o fechamento deste post, estamos com 19 legislações publicadas na Alimentus.

Foi um ano corrido né! Mas corrido de muita alegria, satisfação e sentimento de DEVER CUMPRIDO!

E fechando o ano com chave de ouro, outro mega sonho meu é realizado: A publicação do meu primeiro livro!??????

Produção e Qualidade do Mel

livro, mel, produção, qualidade, bioquimiica

Produção e Qualidade do Mel

Logo, logo estarei passando mais informações de como adquirir meu livro. Mas já te conto uma novidade: estará à venda durante o Horizonte 19 Food!

Não sou Roberto Carlos, mas foram muitas emoções. Num é mesmo heheheheh

No total são 23 textos publicados na Alimentus e Tacta, 185 novas legislações e 108 publicações no instagram.

E 2019 continuarei repetindo: minhas ideias aceita novas ideias! Com certeza tentarei trazer mais novidades na Alimentus e Tacta, com novos cursos, novas formações e muitas novas ideias.

Ah, quer saber como foi 2018 da Diva, Shiva e Deusa da inovação, Cristina Leonhardt? Então confere aqui a Retrospectiva 2018 Sra. Inovadeira!


 

Venha cá, me conta uma coisa: Como foi o seu 2018? O que mais te motivou durante todo o ano? E o que você espera para 2019?

 


 

horizonte, tacta food school, alimentus,

 

O que 2019 reserva para o mercado de alimentos?

Abrindo as portas de 2019 e descortinando os cenários futuros e palpáveis para este ano, pensadores de diferentes áreas de alimentos trazem a sua resposta a esta pergunta. Um evento para tratar de inovação, P&D, marketing, legislação, qualidade, empreendedorismo e experiências de consumo e preparar você para os desafios do ano.

Venha discutir conosco os caminhos possíveis para o mercado de alimentos neste ano que se inicia.

Nós acreditamos que Inovação, Qualidade e Regulatórios precisam andar juntas. Inovação deve ter responsabilidade e atendimento à legislação. Qualidade deve acompanhar os movimentos das novas tecnologias e mudanças do cenário de consumo.

Horizonte 19 Food: um olhar abrangente e multifocal sobre o mercado de alimentos em 2019.

Vamos observar e construir juntos este Horizonte 19 Food!

O evento acontece em São Paulo nos dias 31/01 e 01/02/19 e em Curitiba nos dias 21 e 22/02/19.

Dafné DidierVALE A PENA VER DE NOVO – ALIMENTUS 2018
Share this post

Deixe seu comentário