gestor-qualidade.png

Gestor da Qualidade é um Gestor, não um Deus!

Esse deve ser o meu primeiro texto falando mais diretamente sobre minha experiência em Gestão da qualidade, diferente dos demais onde busco esclarecer temas com dúvidas específicas. Mas vamos lá!

O título do texto é exatamente o que pretendo desabafar com vocês…

Há um tempo atrás, quando busquei ajuda de uma colega profissional sobre um determinado método de análise, no qual pretendia utilizar com meus alunos do curso de pós-graduação em Ciências dos alimentos, fiquei “XOCADO”!…

Fui ligeiramente respondido, mas apenas com a descrição na qual baseava-se cada análise. Não era isso que eu precisava, eu queria a metodologia (e olhe que não era nenhuma norma paga), pois como ela trabalhava há anos no setor, poderia me ajudar.

Respondi o e-mail solicitando se, caso não fosse possível enviar o procedimento, ao menos informasse em qual metodologia estava baseado. Que entendia como ela estava ocupada e se não fosse incômodo poderia pedir a sua auxiliar para me enviar.

Resolvi ligar para explicar melhor, foi quando recebi essa resposta:

“Você é louco? Acha que vou deixar as metodologias com os auxiliares para eles aprenderem a fazer? Isso é o que eu sei fazer, eu sou paga porque EU sei fazer! Não podemos entregar nosso conhecimento de mão beijada assim!”

Sério????

dúvida, pergunta, interrogação

Gente, na mesma hora eu congelei! Simplesmente agradeci a ajuda e desliguei o telefone…

Fiquei sem reação! (Da forma que acredito que alguns de vocês devem estar nesse momento). Completamente sem resposta…

espanto, dúvida, desentendimento

Fala sério? Você é um gestor da qualidade! Como gestor sua função é gerir, ensinar, orientar, capacitar, treinar e preparar sua equipe para realizações de tarefas e tomada de decisões.

Como vem me dizer que o conhecimento não pode ser passado? Por acaso já nasceu sabendo de tudo? Não né!

Como já falei para vocês, meu primeiro emprego na área já foi com gestão. E sempre defendi e ainda defendo, tanto que sou professor e ministrante de cursos, que o conhecimento deve ser COMPARTILHADO!

Quer aprender mesmo sobre um assunto? Prepare uma aula!

Quer identificar possíveis dúvidas? Discuta o tema com um amigo e tire dúvidas!

Quer ser um gestor da qualidade? Desça do altar, pois você não é um DEUS!

Isso mesmo…

VOCÊ NÃO É UM DEUS!

Você não é onipresente, nem onipotente e muito menos onisciente. Você é um gestor da qualidade, e gestores também têm o que aprender.

Pode até ser o mais alto cargo na carreira em certas indústrias, mas não quer dizer que quando chegar nesse patamar, você já SABERÁ DE TUDO. Não mesmo! É nesse momento que percebemos que precisamos saber e aprender mais, e mais, e mais, e mais….

Quando se é gestor, dia pós dia você é colocado à prova.

Dia pós dia, as dúvidas só aumentam!

Dia pós dia, tudo se atualiza. E o que você antes sabia, agora não sabe de nada!

E em meio a tantos desafios, o maior deles é saber como compartilhar seu conhecimento.

É partilhando o saber que sua equipe atingirá metas; terá maior produtividade; conseguirá ser proativa; terá melhore desempenho…

Então amiga: Sai dessa… Você não é deus!

E caso fosse, tenho certeza, que estaria compartilhando e entregando o fruto do conhecimento para ser consumido sem culpa; estaria colocando seus “adãos” e “evas” para fora do “paraíso” encorajando-os a “multiplicar” o conhecimento recebido.

Então, se você é gestor da qualidade ou está almejando esse cargo, a minha dica mais importante que espero que tenha em mente:

 


Ah, deixa te contar uma coisa: Se você tem a noção que não é um Deus e sabe que sempre precisamos melhorar para conquistar novos espaços, olha o que tenho pra você….

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE – TURMA 2018!

formação gestão qualidade

Uma trilha de cursos para preparar você para assumir um cargo de Gestão na área de Qualidade de alimentos, com módulos que vão explorar a criatividade, organização, processos, visão sistêmica e liderança. As competências pessoais e técnicas que você precisa para exercer a liderança e a gestão de um processo de Qualidade.

Não fique de fora dessa turma de #guardiões!

Veja alguns depoimentos dos alunos em 2017!

Curso muito bom, bem dinâmico e bastante prático, os módulos foram bem relevantes para área que atuo.
(Coordenadora da Qualidade)

É uma ótima oportunidade para aprender novos conhecimentos, trocar experiências vividas no trabalho, e ver surgir novas ideias para você implantar e melhorar na sua carreira.
(Analista da qualidade)

Me sinto confiante pra aplicar os conhecimentos adquiridos. O curso é muito bom, SUPER INDICO, abriu um leque pra minha vida profissional, me ajudou a clarear a mente em todos os assuntos abordados.
(Consultora – Nutricionista)

Não tenho dúvida de que o curso de Gestão da Qualidade que fiz pela Tacta food School foi a alavanca que eu precisava para o meu novo caminho profissional. Eu adorei a experiência do curso e o recomendo muito para quem deseja um algo mais e com qualidade diferenciada na formação profissional.
(Nutricionista da qualidade)

Vagas LIMITADAS!

Dafné DidierGestor da Qualidade é um Gestor, não um Deus!
Share this post

2 comentátios

Deixe seu comentário
  • Maíra Namorato - 11 de dezembro de 2017 Responder

    Bom dia Dafne. Sou Maíra, fiz um curso contigo sobre a iso 22000 em BH. Nosso primeiro contato não foi dos melhores, tivemos aquele problema de possível cancelamento do curso. Eu não
    conhecia a TACTA e nada do trabalho de vocês, e a primeira vista encarei como certo descaso da parte de vocês quando houve a possibilidade de cancelamento do curso na semana que o mesmo aconteceria. Mas que bom que no final deu tudo certo e pude conhecer mais de perto o seu trabalho sério e honesto. Gostei muito da forma clara e divertida que você compartilha seus conhecimentos. Tenho acompanhado suas publicações, e todas de muita relevância. Você escreve muito bem e de forma bem objetiva. Acho até que poderia publicar um livro sobre gestão da qualidade! Parabéns pelo profissional que é, e por inspirar tantos outros. Espero ter a oportunidade de fazer outros cursos contigo. Um grande abraço.

    Dafné Didier - 11 de dezembro de 2017 Responder

    Olá Maíra,
    muito obrigado por confiar na TACTA. Também gostei muito de conhecer você e sempre prezamos pela a alegria dos nossos alunos. Obrigado pelas palavras! Quero lhe ver em outros cursos, bjus

Deixe seu comentário