dia-do-mel.png

Dia do Mel – 21 de junho

Hoje, 21 de junho é comemorado o dia do Mel no Brasil, o dia de comemorar um dos produtos maravilhosos que podemos encontrar na agricultura brasileira.

O mel por definição é um produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colmeia.

A definição pode ser um pouco longa para um produto tão simples e gostoso como o mel. De forma mais simples, podemos defini-lo como uma solução saturada de açúcares e água.

E de fato é, pois cerca de 80% são glucose e frutose, 10% compreende uma quantidade muito limitada de dissacarídeos, incluindo sacarose e maltose e os 10% restante de compostos menores, tais como proteínas, enzimas, aminoácidos, ácidos orgânicos, lipídeos, vitaminas, minerais e substâncias fenólicas.

Esse produto maravilhoso elaborado pelas abelhas de fato é único, não apenas no seu sabor que pode variar de acordo com a origem botânica, mas também por suas características físico-químicas e microbiológicas.

O processo de transformação que o néctar sofre até chegar no produto que conhecemos é complexo e repleto de reações bioquímicas excepcionais. Não era de menos, afinal as abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelos humanos!

Os principais tipos de meis são produzidos pelas abelhas Apis melífera e as principais floradas são da laranjeira, bracatinga, eucalipto, cipó-uva e marmeleiro. No Brasil temos abelhas nativas, que comumente são chamadas de “abelhas sem ferrão” e que até 2017 o seu mel não podia ser comercializado ou exportado, o que só foi possível com a edição do Novo RIISPOA.

Hoje no mercado temos a disponibilidade de incluir em nossa alimentação um alimento único e natural: o mel.

Mas tenha cuidado, o mercado está cheio de similares ao mel. Esses produtos similares podem até ter sabor e características visuais bem semelhante, mas não é mel puro. Uma característica muito importante para verificar a pureza do mel é a cristalização.

Isso mesmo! Apenas mel puro, ou seja, mel produzido pelas abelhas de origem botânica cristaliza com o tempo.

O processo de cristalização é natural e para que ocorra é necessário que haja condições de temperatura favoráveis e a relação glicose/frutose/água. O primeiro açúcar a cristalizar é a glicose, e quando o mel apresentar um alto teor desse açúcar ele rapidamente cristalizará.

Caso isso ocorra com seu mel, não se desespere, pois o processo de cristalização irá conservar todas as características do seu produto e poderá ser consumido normalmente. Caso não goste do produto cristalizado, é só colocar em banho-maria que ele voltará ao seu estado líquido.

Só cuidado para não exagerar na temperatura! Não é preciso usar água em ebulição, pois apenas o aquecimento e por poucos minutos são necessários para descritalizar o seu mel.

São tantas as características que têm o mel que eu poderia facilmente ficar falando horas e horas com você sobre o assunto, seria maravilhoso ?

O mel é um alimento que devemos incluir em nossa alimentação, e parar de pensar nele como um “medicamento” que usamos quando estamos gripados ou para tosse. O Mel é um alimento puro e que dá muito trabalho para nossas abelhinhas produzirem.

No antigo Egito apenas os faraós tinham a permissão de consumir mel, que era considerado um alimento exclusivo dos deuses.

Hoje não temos mais faraós (pelo menos como os do Egito ???) então aproveite esse manjar dos deuses e no dia do mel, apenas uma sugestão: Coma mel!


Quer aprender mais sobre esse maravilhoso produto e conhecer sobre a Produção e Qualidade do mel?

Eu escrevi um livro junto com minhas colegas que fala sobre todo o processo tecnológico e de qualidade para produção do mel.

E hoje, no dia do Mel você poderá comprar com desconto especial!

mel, produção, qualidade, bioquímica, tecnologia de alimentos, engenharia de alimentos, nutrição, veterinário

Por apenas R$ 55,00 (frete já incluso)! 

Clique na imagem do livro e garanta seu exemplar ???

Dafné DidierDia do Mel – 21 de junho
Share this post

Deixe seu comentário