^828D3C74664C894A96D345765979EF8B8B4B18C7587C78429F^pimgpsh_fullsize_distr.jpg

ANVISA irá regulamentar rotulagem sobre Lactose

Esclarecimentos da anvisa sobre a regulamentação da Lei nº 13.305, de 4 de julho de 2016, que dispõe sobre a rotulagem de lactose nos alimentos.

 

No dia 4 de julho de 2016 foi publicado e sancionado a Lei 13.305 que altera o Decreto-Lei n°986, de 21 de outubro de 1969, acrescentando o Art.19-A ao ato normativo que dispõe sobre a rotulagem de lactose nos alimentos.

A recente lei é fruto de um Projeto de Lei do Senado n° 260, de 2013 (já falei sobre o assunto AQUI)  que foi proposto para garantir que os intolerantes a lactose sejam informados sobre sua presença nos alimentos, no qual a ANVISA já tinha se posicionado favorável a sanção do Presidente.

A Lei trouxe duas exigências:

(I) Os rótulos de alimentos que contenham lactose deverão indicar a presença da substância, conforme as disposições do regulamento; e

(II) Os rótulos de alimentos cujo teor original de lactose tenha sido alterado deverão informar o teor de lactose remanescente, conforme as disposições do regulamento.

Vale frisar que as exigências citam a necessidade de serem regulamentados (destaquem em negrito acima), pois se trata de assunto com complexidade técnica.

Em meios a tantas perguntas e dúvidas de como seria incluso essa informação nas rotulagens (eu mesmo recebi várias, confira AQUI) a ANVISA fez uma declaração Pública.

Nela a Agência declara que irá “definir a melhor forma de tratar o tema, considerando as necessidades dos indivíduos com intolerância à lactose e o impacto dessa medida no setor produtivo de alimentos”. E que essa iniciativa, “fornece maior segurança jurídica aos setores envolvidos”.

Ou seja, ela irá definir a forma e o local onde essa informação deverá ser declarada no rótulo como também seus critérios. Com isso, é de extrema importância que as indústrias acompanhem esses processos, pois a Agência garantiu regulamentar o tema “o mais rápido possível, de modo a viabilizar o cumprimento do prazo para entrada em vigência” da Lei 13.305.

No comunicado, a ANVISA afirma que a Gerência-Geral de Alimentos já iniciou os procedimentos para essa regulamentação e em breve a matéria será discutida pela Diretoria Colegiada (veja comunicado completo AQUI).

Ah, e vale lembrar aos meus fiéis leitores que a publicação da Lei n°13.305, de 2016, não modifica as exigências da Resolução RDC n°26, de 2015, que dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares, pois essas medidas regulatórias têm objetos completamente diferentes.

Espero ter ajudado a diminuir essa ansiedade sobre o assunto, e prometo que quando for publicado o regulamento, eu informarei no mesmo dia!

Pra garantir que será informado, não esquecer de se cadastrar no site. Assim você garante receber nossos informativos GRÁTIS!

Dafné DidierANVISA irá regulamentar rotulagem sobre Lactose
Share this post

Deixe seu comentário