manual-de-saneantes.jpg

ANVISA publica manual com orientações para registro de saneantes

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária lançou o Manual do Usuário – Peticionamento Eletrônico de Saneantes. O documento tem como objetivo orientar o setor regulado quanto às diretrizes, procedimentos e critérios para efetuar o Peticionamento Eletrônico e obter o registro de um produto Saneante.

Vale lembrar que “Registro” é o ato privativo da ANVISA, após avaliação e despacho concessivo de seu dirigente, destinado a comprovar o direito de fabricação e de importação de produto submetido ao regime da Lei nº 6.360/76 e demais regulamentos específicos, com a indicação de nome, fabricante, procedência, finalidade e outros elementos que o caracterizem.

E que de acordo com o art. 12 da Lei nº 6.360/76, nenhum produto de interesse à saúde, seja nacional ou importado, poderá ser industrializado, exposto à venda ou entregue ao consumo no mercado brasileiro antes de ser registrado no Ministério da Saúde/ANVISA.

Com isso, as empresas titulares de registro, fabricantes ou importadoras, têm a responsabilidade de garantir e zelar pela manutenção da qualidade, segurança e eficácia dos produtos até o consumidor final, para evitar riscos e efeitos adversos à saúde humana.

Além disso, a propaganda e a publicidade dos produtos e das marcas, por qualquer meio de comunicação, a rotulagem e a etiquetagem ficam sujeitas à ação de vigilância e à regulamentação específica da ANVISA para impedir a veiculação de informações inadequadas ou fraudulentas e práticas ante éticas de comercialização.

A publicação composta por 12 capitulos e 6 anexos, mostra detalhadamente os procedimentos, diretrizes e critérios para as empresas realizarem o Peticionamento eletrônico de forma correta, a fim de obter o registro do produto.

O documento ainda traz um fluxograma com todo o processo, veja:

capturar

Além disso, a partir do Capitulo 6, o manual traz detalhadamente os procedimentos, com ilustrações do próprio sistema de peticionamento, o que facilitará bastante para os fabricantes de produtos.

Quer conferir o manual, baixe AQUI!

Dafné DidierANVISA publica manual com orientações para registro de saneantes
Share this post

Deixe seu comentário